Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de março de 2012

GESTÃO DE RESÍDUOS NO MUNICÍPIO

É preciso que a questão ambiental ganhasse dimensão política, alçando-se ao patamar mais elevado do centro do poder. Faz-se necessário um Código de Postura Ambiental para o município com a criação urgente de uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
De acordo com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) o Projeto Estruturador Resíduos Sólidos tem o objetivo de promover e fomentar a não geração, o reaproveitamento, a reciclagem e a disposição adequada de resíduos sólidos em Minas Gerais, com vistas à melhoria da saúde ambiental do Estado.
O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos teve como ação prioritária a melhoria da qualidade ambiental do Estado, com especial foco no saneamento. Por meio do Projeto Minas sem Lixões o Estado conseguiu reduzir em cerca de 40% o número de lixões do Estado. Ao mesmo tempo o número de aterros sanitários aumentou 500% e as usinas de triagem e compostagem em 300%.
Em Campo Belo mesmo tendo um aterro sanitário e uma usina de triagem e compostagem é prudente realizar um inventário municipal de resíduos sólidos de forma global envolvendo toda população através de estudo in loco e através de audiências públicas nesse sentido para sensibilizar a todos pelo grave problema de se lançar esses resíduos à beira das estradas rurais ou BR’s, no leito de córregos e nascentes e em lotes baldios. Além do perigo desse produto ser queimado na maioria das vezes. Campo Belo adotando uma nova política de resíduos sólidos conforme a Lei n º 12.305 de 2 de agosto de 2010 trará muitos benefícios ao município, ao meio ambiente e aos trabalhadores.
Os locais por nós fiscalizado no dia 06 de março (Bacia do Córrego do Bugre, do Córrego dos Parreiras com Captação de Água pelo Demae; Avenida Wanderlei Luiz Maia atrás do prédio do CREAS em construção, Cruzeiro e saída antiga para o Aeroporto atrás do Dom Cabral) constamos a falta desse planejamento estratégico e sugerimos ainda algumas medidas urgentes:
1. Colocar caçambas em diversos pontos rurais por onde será escoado o lixo rural; e nas saídas de Campo Belo principalmente para comunidades rurais.
2. Afixar placas orientando as pessoas como proceder quando estiverem com o lixo para ser depositado em algum ponto da cidade.
3. Organizar um mutirão com funcionários da prefeitura, catadores e voluntários no sentido de recolher todo lixo já depositado em diversos pontos.
4. Reorganizar o Sistema de Coleta Seletiva com horários noturnos no centro da cidade, pois durante o dia está causando muitos transtornos devido ao acúmulo de veículos estacionados e em trânsito.
5. Aumentar o número de fiscais ambientais dentro da cidade e nos mananciais protegidos pelo DEMAE.
6. Ter uma frota de caminhões apropriados para a Coleta Seletiva e trabalhadores equipados de forma correta para essa coleta seja com toda segurança necessária.
7. Regularizar a situação dos catadores de reciclados em regiões com um galpão apropriado para guardar o produto e centralizar a venda gerando mais empregos.
8. Realizar Audiências Públicas para tratar especificamente sobre a Gestão de Resíduos Sólidos.
Joaquim Teófilo –Presidente da Sodema

Nenhum comentário:

Postar um comentário